Adolescente é conservador quando o assunto é sexo...pelo ou menos na família, mas fala um monte de "Besteirol" quando esta entre amigos. #Fato
A falta de diálogo entre adultos e adolescentes é um dos pontos tratados no livro “Masculino e Feminino: a primeira vez” da socióloga Silmara Conchão, vice-coordenadora de extensão da Faculdade de Medicina do ABC.
O livro foi confeccionado com base em depoimentos de jovens de 18 a 19 anos e que abordaram temas relacionados com a sexualidade, como prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. Silmara relata que ainda é possível encontrar diversos tabus quando o assunto é sexualidade. “Ainda estamos muito amarrados em padrões conservadores"afirma a socióloga.
o assunto é polêmico,mas temos que trata-lo com naturalidade,pois é um assunto pouco discutido entre famílias e sem o dialogo não temos a noção do que um simples minuto de prazer pode nos trazer...
Eu tenho varias dúvidas e acho que todos temos,então vamos tira-las juntos.
Oque devo saber sobre sexo???
Você está animada(o) com o namoro, e ele(a) também. Mas esse entusiasmo vem misturado a muitas dúvidas. Como será a primeira relação sexual? Vai doer? Ele(a) vai continuar gostando de mim? Vou engravidar? O que vai pensar se eu pedir para usar camisinha logo na primeira vez?
As dúvidas mais frequentes são em relação a como ocorrerá a primeira relação, tendo por base experiências de pessoas mais próximas, como amigas e irmãs no caso das meninas. “Será agradável ou não?” “Vai doer?” “Vai sangrar?” “Vou atingir o orgasmo?” “Ele vai gostar de mim?” “E se eu não estiver prevenindo gravidez, será que vou engravidar?” “O que será que ele vai pensar se eu propuser logo na primeira vez usar camisinha?”. Essas são algumas das dúvidas mais comuns entre as garotas.
"Todas essas situações variam muito de caso para caso. Com relação ao sangramento, não é obrigatório ou necessário que ele aconteça para se comprovar a perda da virgindade. A questão do orgasmo está mais relacionada ao tempo de experiência de atividade sexual." dizem especialistas.
"No que se refere à dor, o que ocorre comumente é um incômodo. Porém, geralmente não por motivos anatômicos, e sim por tensão e estresse, causando contratura da musculatura da mulher e pouca lubrificação. É importante dizer que o relacionamento sexual é um aprendizado constante, que acontece ao longo de algum tempo, dependendo de como cada pessoa é, de como é o relacionamento com o parceiro e, principalmente, se esta interação com o parceiro é boa ou não. Como tudo na vida, ninguém nasce sabendo, mas vai aprendendo com o tempo."
"Inicialmente, ter as informações adequadas sobre a atividade sexual desde seus padrões de frequência e intensidade, passando pelos diversos tipos de práticas sexuais e chegando aos cuidados sobre gravidez e DSTs. Sem dúvida, não é aceitável que, com a disponibilidade atual de informações, uma adolescente se inicie sexualmente sem utilizar um método contraceptivo eficaz e de forma regular, ou que não use camisinha em todos seus contatos sexuais."
Bom... espero ter ajudado as meninas nesse drama da primeira vez e em breve posto um novo ADOLESCENTES E SEXO com dicas para os meninos.
0 comentários:
Postar um comentário